domingo, 7 de abril de 2013

Especialista diz que 'há algo de podre no Reino da Alerj/Trivale'

Acredite. Para gerenciar os cartões-combustível da Assembleia Legislativa do Rio, a Trivale Administração, dos irmãos Pajaro, suspeitos de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, aceitou trabalhar de graça. O Resumo de Julgamento do Pregão 07/2013, exposto no site da Alerj, mostra que a Trivale venceu a concorrência pública ao colocar sua taxa de administração em 0,00% (zero percentual), veja na imagem. A informação, segundo especialistas ouvidos pela coluna, reforça os indícios de fraude no contrato que deve consumir dos cofres públicos R$ 2,6 milhões em um ano e já está sendo investigado pelo Ministério Público do Rio.

O professor de Direito da PUC-RJ Manoel Peixinho, pós-doutorando em Direito Administrativo pela Universidade de Paris X, defende que a Alerj anule a licitação já que a Trivale ofereceu um “valor inexequível”, ou seja: que não se pode executar ou cumprir.
Já o presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Combustíveis (Abcom), Valdemar de Bortoli Júnior, levanta suspeita sobre o fato de a empresa “trabalhar de graça”.
- Em algum lugar ela está ganhando. Quem trabalha de graça para um órgão público? Onde a Trivale ganha? Será que é por meios legais ou escusos? – questiona Valdemar.
O caso fica ainda mais nebuloso com a resposta da Sodexo Pass do Brasil, que prestava o serviço à Alerj até o mês passado e foi derrotada pela Trivale. A Sodexo cobrava 1,25% de taxa de administração. No Pregão 07/2013, ela manteve a taxa e acabou perdendo o contrato. Procurada pela coluna, a Sodexo não comentou o caso. A assessoria de comunicação da empresa limitou-se a dizer que “infelizmente teremos que declinar, pois estamos sem porta-voz”.
O professor Manoel Peixinho, que também é doutor em Direito Constitucional e advogado especializado em Direto Público, aponta a irregularidade que o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, e a segunda-secretária da Alerj, deputada Graça Matos, não enxergam.
- A taxa de 0,00% tem o objetivo de mascarar os ganhos indiretos, negociados diretamente com os revendedores de gasolina. ‘Há algo de podre no Reino da Dinamarca’, ou seja, no Reino da Alerj/Trivale – dispara Peixinho.
O presidente da Abcom diz que a Trivale, ao ganhar o direito de gerenciar o sistema de cartões-combustível, não pode emitir nota de venda de produto, no caso, gasolina, GNV, diesel e etanol. Pode apenas emitir nota de prestação de serviço pelo gerenciamento do sistema. E os postos credenciados pela Trivale não podem emitir em favor da Alerj a nota da venda do combustível, já que não ganharam a licitação para fazer isso.
- Isso é fraude fiscal. Quem vai emitir a nota pela venda do combustível? Nem a Trivale, nem os postos podem. A Alerj está comprando combustível da Trivale sem documento fiscal.
Valdemar questiona ainda a forma que a Trivale vai lucrar com o contrato.
- Será que ela vai chegar nos postos e cobrar alguma coisa para credenciá-los? Ela chega e diz: “Ó, vou colocar um órgão público para abastecer aqui sempre e você me dá tanto. Aí, você vende o combustível ao preço que quiser”. Geralmente, é isso que acontece. Sem falar que nessa transação não terá nota fiscal. Isso é uma maravilha para lavar dinheiro – sentencia.
Um deputado de um partido da base aliada do governo, que pediu para não ser identificado, confirmou que a Alerj não controla as notas fiscais das compras dos combustíveis.
- Não tem controle nenhum. Meu gabinete faz um controle próprio, recolhe as notas e confere a quilometragem. Mas nunca ninguém da Alerj meu pediu essas notas – afirma o parlamentar.

COMENTÁRIO DO VEREADOR:
ULTIMAMENTE, O PRESIDENTE DA ALERJ TEM MUITA COISA OBSCURA PARA EXPLICAR.


Requerimento nº 002/2013

Autores: todos os Vereadores
Moção de Pesar aos familiares do Sr. José Antônio Ferreira

COMENTÁRIO DO VEREADOR:
MEUS PESARES AOS FAMILIARES DO MEU AMIGO JOSÉ ANTÔNIO FERREIRA. QUE DEUS CONFORTE OS VOSSOS CORAÇÕES.

Projeto de Decreto Legislativo nº 022/2013

Autor: Bruno Pinheiro
Dispõe sobre Título de Cidadão Saquaremense ao Sr. Jorge Messina Marques

COMENTÁRIO DO VEREADOR:
É COM MUITO PRAZER QUE HOMENAGEIO MEU GRANDE AMIGO JORGE COM ESSE TÍTULO.

Projeto de Decreto Legislativo nº 023/2013

Autor: Bruno Pinheiro
Dispõe sobre Título de Cidadão Saquaremense a Sra Regina Edwirges Camargo Marin Mota

COMENTÁRIO DO VEREADOR:
É COM MUITO PRAZER QUE HOMENAGEIO MINHA QUERIDA AMIGA REGINA COM ESSE TÍTULO.

Projeto de Decreto Legislativo nº024 /2013

Autor: Bruno Pinheiro
Dispõe sobre Título de Cidadão Saquaremense A Sra. Eliane Cardoso Funes

COMENTÁRIO DO VEREADOR:
É COM MUITO PRAZER QUE HOMENAGEIO MINHA QUERIDA AMIGA ELIANE COM O ESSE TÍTULO.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Alerj: fim da dupla função dos motoristas não sai da gaveta de Paulo Melo


Toda vez que uma grande tragédia envolvendo ônibus no Rio de Janeiro ocorre, a discussão sobre a dupla função dos motoristas, que também fazem as vezes de cobradores, volta à tona. No entanto, os repetidos acidentes não fazem com que o Projeto de Lei nº50/2007, do deputado estadual Paulo Ramos (PDT-RJ), saia da gaveta do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Paulo Melo (PMDB-RJ).
O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão em junho de 2008. Pelo Regimento Interno da casa, deveria entrar na pauta para a segunda discussão 48h da primeira aprovação, mas até hoje, quase quatro anos depois, não foi incluído na Ordem do Dia por Paulo Melo. Para Ramos, está claro que o lobby das empresas de ônibus, representadas Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), impede a aprovação:
"É a força que têm as empresas. Quem é que tem poder para fazer um projeto importante como esse não tramitar? Só pode ser a Fetranspor", acusa.
O pedetista acredita que a comoção causada pela trajédia pode sensibilizar os parlamentares, mas cobra que as lideranças sindicais pressionem os deputados. Paulo Ramos vai tentar incluir o projeto na agenda de votações ainda esta semana e tentará marcar uma audiência pública na Comissão de Trabalho.
COMENTÁRIO DO VEREADOR:
PARECE QUE NÃO É SÓ A EMPRESA DE ÔNIBUS RIO LAGOS QUE TEM MUITO "PRESTÍGIO" COM O DEPUTADO PAULO MELO.
DIANTE DESTA NOTÍCIA FAÇO-LHES UMA SIMPLES PERGUNTA: 
POR QUE AS EMPRESAS DE ÔNIBUS TÊM TANTO PRESTÍGIO COM O PRESIDENTE DA ALERJ? 

Luana Piovani se revolta e quer tirar satisfações com governador Sérgio Cabral


A atriz Luana Piovani resolveu desabafar suas insatisfações a respeito da cidade do Rio.


Cansada de ver a cidade abandonada, ela disse estar a ponto de tirar satisfações com o governador Sérgio Cabral.
"O Sérgio Cabral mora aqui pertinho, estou quase indo lá dizer umas verdades para ele. O Rio está um cú sujo! Rio, eu amo eu cuido, sei! Copa, Olimpíada, sei", escreveu no Twitter nesta quarta-feira (3).
Ela também afirmou estar revoltada com a violência urbana e a poluição. "Saco cheio dessa cidade linda e podre! Bandido, polícia-bandido, elevado do Joá, ônibus em alta velocidade com 20 multas, van do diabo e vem me falar de pôr do sol, Copa das Confederações? Lagoa podre, praia podre, tudo sujo! Só tem bandido cercando o pobre povo jogado na lama. Irritação aguda", continuou.
Piovani citou ainda os atores Vincent Cassel e Monica Bellucci, que passam uma temporada no Brasil, ao dizer que os filhos do casal não terão segurança na cidade. "Quero ver o Cassel e a Bellucci achando o Rio demais, deixando aquelas filhas lindas soltas por aí. Deviam era fazer um movimento internacional e fechar o Brasil. Aí teríamos que nos preocupar e organizar as internas. Parar com essa cachaça de cidade maravilhosa. Maravilhosa para quem, cara pálida?", concluiu.

SESSÃO DIA 02/04/2013

NESTA SESSÃO O VEREADOR BRUNO PINHEIRO COMPARECEU NO PLENÁRIO, MAS NÃO HOUVE SESSÃO POR FALTA DE QUORUM. 

COMENTÁRIO DO VEREADOR:
AMIGO SAQUAREMENSE, VENHO PEDIR O COMPARECIMENTO DE VOCÊS CIDADÃOS NAS SESSÕES DA CÂMARA. É LÁ QUE VOCÊS ACOMPANHARÃO O TRABALHO DOS VEREADORES, E ASSIM PODERÃO ELEGER, NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, QUEM REALMENTE TRABALHA POR NOSSA CIDADE.

terça-feira, 2 de abril de 2013

PRESIDENTE DO TRE QUESTIONA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Letícia Sardas, encaminhou, na tarde desta terça-feira (02), um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Melo (PMDB), para questioná-lo sobre o motivo da permanência da deputada Andreia Busatto (PDT) no Palácio Tiradentes.
No ano passado, o próprio tribunal cassou o diploma da nobre, por abuso de poder econômico e político e uso indevido de veículo de comunicação nas eleições de 2010. Ela recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender os efeitos da decisão até o julgamento definitivo do processo, mas não obteve sucesso.
Letícia engrossou o coro iniciado pelo procurador regional eleitoral, Maurício Ribeiro. O moço já encaminhou três ofícios com o mesmo objetivo a Paulo Melo.
COMENTÁRIO DO VEREADOR:
QUAIS AS RAZÕES QUE FAZEM O PRESIDENTE DA ALERJ MANTER A DEPUTADA ANDREIA BUSSATO (PDT), MESMO COM SEU DIPLOMA CASSADO, NO PALÁCIO TIRADENTES? ALGUÉM SABE?

Grupo faz protesto com 12 Judas de políticos em frente ao Congresso



Manifestação é realizada por integrantes do Movimento Brasil Contra Corrupção

Os bonecos de pano representam os seguintes políticos: o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); os deputados Paulo Maluf (PP-SP), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), José Genoino,(PT-SP); o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), o senador José Sarney (PMDB- AP); o ex-senador Demóstenes Torres (em partido); os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci; o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido); e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

Reprodução do site 
http://oglobo.globo.com/pais/grupo-faz-protesto-com-12-judas-de-politicos-em-frente-ao-congresso-7995598

COMENTÁRIO DO VEREADOR:
É TRISTE PARA NÓS DO RIO DE JANEIRO TER O NOME DO GOVERNADOR DO ESTADO ENVOLVIDO EM UM PROTESTO CONTRA A CORRUPÇÃO.

segunda-feira, 1 de abril de 2013